Educação Infantil

No início do processo ensino-aprendizagem o mais importante é incentivar o gosto pelas descobertas. É essencial que a criança aprenda a conhecer, a fazer, a ser, a viver e a construir o seu conhecimento. Esta abordagem é apoiada por um material didático diferenciado, trabalhando os diferentes tipos de linguagem: corporal, visual, oral e escrita, onde a criança é estimulada a raciocinar, a construir relações e a socializar-se. Através de jogos e brincadeiras, a criança é colocada em contato com os conceitos básicos presentes no seu dia-a-dia.

A inclusão dos projetos no currículo para a educação infantil permite um bom desenvolvimento intelectual das crianças por meio de um maior envolvimento. Nesse sentido, o docente passa a ser um incentivador da interação entre as crianças e o mundo que as cerca, enfatizando a participação ativa delas. Isso ocorre porque o conhecimento se torna mais significativo, podendo ser realizado com qualquer tema desde que parta dos interesses dos pequenos, fazendo com que o educador seja um contínuo investigador.

Portanto, a partir da teoria estudada em sala, diversas atividades são criadas e incorporadas no currículo, contextualizando o conhecimento e reforçando o aprendizado e o espírito crítico de cada aluno com base nas experiências práticas, proporcionando visibilidade e movimento ao talento escondido que existe em cada um de nós.

 

Search